Meteorwrongs
ENCONTROU UM METEORITO?
As pessoas encontram rochas que parecem meteoritos por serem pesadas e atraídas por imãs, mas muitas rochas e minérios terrestres também apresentam estas características, sendo chamados de “meteorwrongs”. Porém, existem algumas características que tornam mais fácil seu reconhecimento.
Se você acha que encontrou um meteorito, envie-nos um e-mail com a foto e descrição das características da amostra. Você também poderá enviar a amostra para o endereço que se encontra no link CONTATO. Siga o esquema e texto abaixo para maiores informações:

Comece pelo “Comece Aqui”, pois para cada pergunta haverá uma resposta “sim” ou “não”. Se for “sim”, siga esta seta e não considere os outros testes da seta “não”. Já se a resposta for “não”, siga apenas os próximos testes da direção desta seta.
No primeiro teste, a pergunta “É atraído por imã?” deve ser respondida com “sim” ou “não”. Se for “sim”, vá para a pergunta seguinte à direita; se a resposta for “não”, vá para a pergunta abaixo desta seta.
Já o segundo teste é feito tanto para a resposta “sim” quanto para a “não” da pergunta anterior. Nesta etapa será considerado se o material “é mais pesado que outra pedra de mesmo tamanho”. Se for “sim” para as que não são atraídas por imã, a possibilidade de não ser meteorito é total, ou seja, se não for atraída por imã e for pesada, não é meteorito. Assim, não adianta ser prateada como o aço, por exemplo, pois esta característica só vale para as que são atraídas por imã.
Quando se pergunta: “Se quando lixada, tem a cor de aço?”, “cor de aço” é a mesma cor de dentro do martelo ou de um vergalhão, e não o prateado do alumínio, grafite ou cinza comum.
“Crosta preta/escura e fina por fora”, refere-se apenas à superfície do material como a casca da maçã, e não à parte interior.
Agradecemos o interesse e participação!
Esperamos que consiga encontrar em breve um meteorito!
![]() |
Museu NacionalQuinta da Boa Vista - São Cristóvão |
![]() |